Estratégias de Desenvolvimento Urbano para Porto Alegre
Durante Reunião Almoço Sinduscon-RS realizada hoje (18.07), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, e o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, apresentaram aos associados da Entidade as estratégias do desenvolvimento urbano da capital gaúcha, fundamentadas em três pilares: regime urbanístico, obras de transformação urbana e projetos âncoras e segurança jurídica.
Em seu pronunciamento, o prefeito Melo destacou que são grandes as transformações previstas para a capital gaúcha. “São obras que trarão transtornos provisórios com benefícios permanentes. Projetos emblemáticos que estão sendo viabilizados principalmente por meio de operações consorciadas”, disse. Ressaltou que, na concretização das propostas, o apoio da Câmara dos Vereadores tem sido essencial.
O prefeito anunciou, durante o evento, a sanção prevista para hoje (18/7) de uma a lei de mudança do solo criado, que flexibilizará a compra de índices em balcão, hoje restrita ao baixo adensamento.
Durante, a reunião, o presidente Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, questionou sobre incentivos ao setor, com foco nas construções sustentáveis, prédios verdes. Pleito antigo do setor, o secretário Bremm, destacou que o tema tem evoluído. Uma primeira ideia é subdividir os empreendimentos em certificações sustentáveis, contemplando benefícios progressivos, com enquadramento máximo no certificado diamante por exemplo.
O titular da Smamus, Germano Bremm, detalhou as ações envolvendo o Quarto Distrito, o Centro Histórico e a avenida Ipiranga. O Centro Histórico já tem projetos âncora fomentando o comércio e o turismo, como os trechos um e três da orla prontos. A região será beneficiada como projeto piloto para o desenvolvimento de uma plataforma, que objetiva a garantia de segurança jurídica, centralizando informações relevantes ao empreendedor ou interessado no bairro que podem modelar o projeto de seu empreendimento, testando as camadas que poderão interferir na aprovação do projeto.